quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programa Valores de Minas

Arte e cultura para o desenvolvimento de jovens, sua formação cidadã e crescimento pessoal

Teoriais musicais, exercícios vocálicos, e por fim, a tão esperada aula prática, essa é a rotina dos alunos para as aulas de canto no espaço Valores de Minas, programa do Governo de Minas e Servas – Serviço Voluntário de assistência social - que oferece oficinas de artes para jovens de escolas públicas estaduais. Desde junho de 2009, o programa faz parte do Plug Minas, Centro de Experimentação Digital, localizado no bairro Horto, ocupando um prédio de 1.200 metros quadrados. O espaço foi projetado levando-se em conta o caráter artístico e cultural das atividades.
Em 2003 o programa ganhou uma nova sede, onde funcionou uma unidade da FEBEM. Depois de totalmente reformado, o antigo centro de internação de menores infratores agora promove atividades que, em 2010, envolveram 15 mil jovens com idade entre 14 e 24 anos.No Valores de Minas são realizadas as oficinas de arte – teatro, circo, música, dança e artes plásticas – oferecidas desde 2005, quando o programa foi lançado pelo ex governador Aécio Neves. O objetivo em si não é formar artistas, mas capacitar os jovens para uma formação cidadã e crescimento pessoal, para que possam, por si mesmos, descobrir seus caminhos, sejam quais forem suas habilidades.
Há uma divisão em dois módulos, o primeiro é a iniciação destes jovens no universo das artes, já o segundo ou Multiplicadores de Arte e Cultura é voltado para os ex-alunos do módulo 1, interessados em se tornarem oficineiros. Eles podem atuar em programas do governo, como Fica Vivo e Poupança Jovem. As aulas acontecem quatro vezes por semana, das 18h às 21h.
Para Gabriel Mendes, aluno do módulo I, a experiência adquirida é fundamental para o seguimento de sua formação artística: “A sensação é única, para mim é uma coisa sem igual, o fato de serem tantas oficinas de uma só vez faz com que se queira sempre mais e mais.Já possuía um contato com a arte antes do programa, me formei em Teatro no ano de 2010 pela escola de teatro NET, onde o curso profissionalizante teve duração de 2 anos e meio, e também cantei por cerca de 7 anos em coral, minha vontade é de aperfeiçoar meu conhecimento durante o programa”.Gabriel também reforça um comentário sobre possíveis conflitos internos, gerados entre alunos: “Bem, a única e maior queixa que eu tenho a fazer é a falta de comprometimento de alguns alunos , em algumas aulas é praticamente impossível entender o que o professor tem a nos ensinar, é o tipo de coisa que querendo ou não atrapalha o desenvolvimento dos outros colegas que se empenham.Já houveram até discussões pesadas em sala por motivos de indisciplina.”No final do curso, esses múltiplos talentos adquiridos ao longo do ano são exibidos. Substituindo uma formatura tradicional, os cerca de 500 jovens que participam anualmente do programa, se apresentam num espetáculo multidisciplinar.


Alunos em cena no espetáculo "O herói e a armadura", apresentado em dezembro de 2010 - Foto:divulgação.

Luiz Arthur, ator e diretor da Companhia Móvel de Teatro, já assistiu a diversos espetáculos dos alunos, ressalta a importância de projetos deste cunho e a intensa mescla artística dentro do programa: “O grande lance hoje é a interdisciplinaridade, a convivência de áreas afins. Não faço parte do núcleo regular do Valores de Minas, mas pude acompanhar sua implantação e as transformações pontuais ocorridas no passar dos anos . Minha esposa foi professora e coordenadora de teatro no Valores durante muito tempo e batalhou por cada um que esteve sob sua batuta, procurou contaminá-los da inquietude que deve mover o artista e sua função social. O Valores forma artistas sim. Só senhores da cena são capazes de dar integridade a criação de espetáculos tão consistentes como são os produzidos lá. Isto, claro, pela orientação segura de uma equipe que trabalha com afinco, muito mais pela oportunidade de fazer a diferença na vida dos participantes do que necessariamente pelo salário.”



O ator também se mostra impressionado com o nível artístico dos alunos ao fim das atividades anuais, até mesmo por se tratarem de jovens, que, em grande maioria nunca haviam tido contato amplo com o universo das artes: “Assisti quase todos os espetáculos, e o nível é alto. Dá orgulho, ainda mais pra mim, que sou professor há tantos anos, ver a diferença que faz quando um aluno entra de cabeça no contato com a arte e realmente quer vivenciá-la plenamente. Só estando lá, vendo ao vivo pra entender que os espetáculos não ficam nada a dever às melhores produções cênicas do país, realizações inesquecíveis para quem faz e pra quem vê“.
As seleções para o Valores de Minas acontecem uma vez por ano, onde os jovens de 14 a 24 anos são selecionados. Por meio de um convênio entre o Servas e a Secretaria de Estado da Educação, os alunos interessados em participar do programa são escolhidos. Eles têm que estar matriculados em escolas que fazem parte do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa. Em seguida, passam por outra seleção, dessa vez feita pelo programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário