segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Exposição: 'A Jornada do Artista'


De 24 de novembro a 30 de dezembro, a Galeria Caminhos do Futuro, no Plug Minas - Centro de Formação e Experimentação Digital, recebe a exposição de A Jornada do Artista, dos estudantes de Artes Plásticas do Núcleo Valores de Minas, mantido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). Serão apresentados trabalhos realizados durante as oficinas de Artes Plásticas, com técnicas de desenho, observação e uso das cores, experimentos em stop motion e gravura.
O trabalho foi feito a partir do mito do herói, e de visualizações criativas para o confronto do herói e o monstro interno, a busca da compreensão da jornada pessoal, sonhos e desejos e da libertação da imaginação. A exposição é o momento de finalização e recomeço da jornada dos alunos. É quando todo o trabalho é reunido e pode ser apreendido como um todo, para então ser iniciada uma nova fase, onde já se sabe muito sobre si, sobre suas habilidades, seus gostos e características pessoais, reunindo tudo na contribuição para a criação de um grande espetáculo.
Fazendo uma analogia entre o artista, o herói e os jovens do Núcleo, Marina Bylaardt, Coordenadora de Artes Plásticas, ressalta que, no princípio, o artista está oculto e adormecido no interior de um jovem, como o herói nos mitos antigos antes de iniciar sua jornada. "Até que então, ele escuta, o chamado do Núcleo Valores de Minas para despertar e mostrar-se. O que atende começa a se conhecer, encontra seus motivos na criação, seu repertório imagético, sua matéria-prima pessoal. Descobre seu caminho. E nele, as armas do herói, ou melhor, as técnicas do artista: desenho, cores, gravura, vídeo. Desenvolve sua destreza, seu traço, sua habilidade e criatividade para expressar sonhos, desejos, temores".

Marina explica que, neste ano, alguns jovens partiram para o trabalho artístico ainda sem rumo, sem tema definido, tendo que descobrir o caminho ao tempo em que o criavam. "Foram provocados a confrontar seus heróis e monstros interiores, a buscar a compreensão da jornada pessoal, a libertar a imaginação. O desafio foi, muitas vezes, como uma brincadeira para relaxar e encontrar alegria no que é belo, divertido e bom. Mas logo revelava-se parte da árdua tarefa do autoconhecimento, em que se enfrenta os medos e que cada um percorre o labirinto de sua personalidade", explica Marina.

O trabalho realizado e exposto na Galeria Caminhos do Futuro mostra o resultado do caminho trilhado por esses "novos artistas" em um período curto, porém, intenso em que puderam trazer seu talento à luz e mostrar a toda a comunidade.
O Valores de Minas foi concebido para abrir oportunidades, incentivar e desenvolver talentos, por meio de atividades artísticas nas áreas de teatro, música, dança/circo e artes plásticas. Lançado em abril de 2005, beneficia, a cada ano, 500 estudantes de escolas da rede pública estadual. O Programa culmina com um grande espetáculo teatral que une todas as áreas estudadas durante o ano, no qual, além de atuar, os jovens participam da elaboração do roteiro, da trilha sonora e da confecção de figurinos, adereços e cenários.
O Plug Minas
O Plug Minas foi concebido pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - SEC, com interveniência da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude de Minas Gerais - SEEJ, com execução, por meio de termo de parceria, da OSCIP Instituto Cultural Sérgio Magnani - ICSM, responsável pela gestão operacional do espaço. Toda a estrutura do Plug Minas funciona em uma área de aproximadamente 67 mil m2, no Bairro Horto, em Belo Horizonte. Sua sede possui uma extensa área verde, sendo também vizinha do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
Neste espaço, jovens de 14 a 24 anos, estudantes e egressos do ensino médio das escolas públicas estaduais de Belo Horizonte e Sabará, desenvolvem competências para lidar com os mais variados aspectos da tecnologia, das artes por meio do acesso irrestrito às redes e da autonomia para produzir informação, arte e cultura. Este acesso se dá por meio dos diversos cursos e oficinas oferecidos por seus núcleos. Quando implantado totalmente, mais de 8 mil jovens serão atendidos, anualmente, no Plug Minas em suas atividades de formação, experimentação e produção.

SERVIÇO:
Exposição: A JORNADA DO ARTISTA
DATA: 24/11 a 30/12/210
Hora: de segunda a sexta de 09:00 às 18:00h e sábado de 09:00 às 13:00h
ENTRADA GRATUITA
INFORMAÇÕES E MARCAÇÕES DE VISITA: (31) 3484 1015

Nenhum comentário:

Postar um comentário